Agência France-Presse
postado em 21/06/2011 15:32
JOHANNESBURGO - A primeira-dama americana Michelle Obama visitou o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em sua residência nesta terça-feira (21/6), segundo dia da viagem de seis dias que a esposa do presidente dos Estados Unidos realiza no continente africano, anunciou a Fundação Mandela.
A esposa do presidente Barack Obama, acompanhada de sua mãe e de suas duas filhas, Malia e Sasha, chegou segunda-feira à África do Sul durante uma viagem pela África Austral.
A primeira-dama americana visitou as instalações da fundação criada pelo ex-presidente sul-africano tendo com a esposa do líder anti-apartheid Graca Machel como guia. "Depois realizou uma breve visita de cortesia ao ex-presidente Mandela", afirmou o diretor da fundação, Achmat Dangor, que classificou Michelle Obama de "mulher encantadora, sem qualquer presunção".
Na teoria, o encontro com o ex-líder, de 92 anos, não estava previsto. No entanto, a Casa Branca não tinha descartado que pudesse ocorrer.
O presidente Obama declarou no passado que a luta contra o apartheid foi sua primeira causa política. Autoridades americanas ressaltaram que Obama mantinha constantemente conversas por telefone com Mandela. Os dois homens se reuniram em 2006 quando Obama, então senador, realizava uma visita à África.
Mandela recebeu toda a família da primeira-dama em sua casa. Os encontros desse tipo tornaram-se raros: Mandela, que completará 93 anos no mês que vem, recebe poucas visitas desde que foi hospitalizado devido a uma infecção respiratória aguda em janeiro.