Mundo

Cristina Kirchner anuncia candidatura à reeleição

Agência France-Presse
postado em 21/06/2011 20:45
Kirchner terá como principal adversário o deputado Ricardo AlfonsínBUENOS AIRES - A presidente Cristina Kirchner anunciou nesta terça-feira (21/6) que concorrerá a um segundo mandato nas eleições de 23 de outubro na Argentina, em discurso transmitido em rede nacional da Casa Rosada. "Vamos nos submeter, mais uma vez, como sempre fizemos", ao voto popular, disse a presidente ao anunciar sua decisão, quatro dias antes do fim do prazo para a inscrição dos candidatos.

A presidente, 58 anos, anunciou sua candidatura durante o anúncio do plano "Televisão para Todos" de promoção da TV digital em todo o país. "Meu compromisso é irrevogável", disse Kirchner, ao manifestar sua esperança de "ser uma ponte entre as novas e as velhas gerações".

Kirchner será candidata da Frente para a Vitória, a ala social democrata do peronismo, e terá como principal adversário o deputado Ricardo Alfonsín, da frente liderada pela União Cívica Radical (UCR), a segunda força parlamentar. "Sempre soube o que deveria fazer (...). "Sempre tive uma alta responsabilidade política, histórica e pessoal", afirmou a presidente após recordar o início de sua carreira como parlamentar, na patagônica Santa Cruz, a província natal de seu falecido marido, Néstor Kirchner.

Cristina, que chega ao final do mandato com uma aprovação de 60%, segundo a analista Doris Capurro, assumiu a presidência em outubro de 2007, quando sucedeu seu marido, com vitória no primeiro turno por 45,2% dos votos, quase o dobro do obtido pela liberal cristã Elisa Carrió.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação