Agência France-Presse
postado em 22/06/2011 13:58
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta quarta-feira que o presidente sírio Bashar Al Assad não tem qualquer credibilidade e pediu ao Conselho de Segurança que supere suas diferenças sobre a crise nesse país."Não vejo muita credibilidade no que ele está dizendo", afirmou Ban a um pequeno grupo de jornalistas que o entrevistavam por causa sua reeleição no cargo de chefe da ONU.
"Por quanto tempo a situação continuará desse jeito? Ele (Assad) deve tomar medidas concretas", acrescentou.Na véspera, a Assembleia Geral da ONU votou por unanimidade a reeleição do sul-coreano Ban Ki-moon para um segundo período de cinco anos como secretário-geral da organização internacional.
Os 192 membros confirmaram por consenso na sede das Nações Unidas em Nova York o novo mandato de Ban, que terá início no dia 1; de janeiro e terminará no fim de 2016.Com um sorriso, Ban, de 67 anos, curvou-se diante dos embaixadores e diplomatas reunidos na sede da ONU que o apoiaram com aplausos.
A reeleição de Ban - que vem condenando os líderes de países árabes que enfrentam protestos populares, mas é criticado por alguns grupos de direitos humanos - já era dada como certa há vários meses.
O ex-chanceler sul-coreano lançou sua candidatura à reeleição há duas semanas e recebeu o apoio formal do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira.