Mundo

Progressos no terreno permitem retirada do Afeganistão (Otan)

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 10:28
BRUXELAS - A retirada parcial das tropas americanas enviadas ao Afeganistão é "o resultado dos progressos" realizados contra a insurreição, declarou nesta quinta-feira o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

"Conversei com o presidente Obama. Sua decisão de iniciar uma retirada das forças americanas em julho é o resultado natural dos progressos que obtivemos no terreno", ressaltou em um comunicado.

"Os talibãs estão sob pressão. As forças de segurança afegãs ganham força a cada dia e poderão assumir o comando (das forças internacionais) em 2014", disse Rasmussen. "Nossa estratégia obtém resultados e o papel da Otan e da Isaf vai evoluir, passando do combate ao apoio", disse.

O presidente Barack Obama anunciou na quarta-feira a retirada até meados de 2012 dos 33.000 soldados enviados há 18 meses para o Afeganistão como reforços, decisão que justificou pelos golpes infligidos à Al-Qaeda, quase dez anos depois do 11 de setembro.

Cerca de 10.000 dos 99.000 soldados dos Estados Unidos mobilizados atualmente no Afeganistão serão repatriados antes do final de ano. As forças internacionais presentes no Afeganistão também contam com 47.000 homens dos países membros da Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação