Mundo

Retirada francesa será 'progressiva' e 'comparável' à dos EUA

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 11:10
PARIS - A França iniciará "uma retirada progressiva" de seus reforços enviados ao Afeganistão, "de modo proporcional e em um calendário comparável à retirada dos reforços americanos", anunciou nesta quinta-feira a Presidência francesa em um comunicado.

A declaração da Presidência francesa ocorre logo depois do anúncio feito na quarta-feira pelo presidente americano Barack Obama da retirada até o verão (hemisfério norte) de 2012 de um terço das forças de seu país enviadas ao Afeganistão, ou seja, 33.000 homens.

Antes de seu discurso, Obama conversou por telefone na quarta-feira com seu colega francês, Nicolas Sarkozy, "para discutir com ele nosso compromisso comum no Afeganistão", ressalta o Palácio do Eliseu. Sarkozy "ressaltou que a França compartilha da análise e dos objetivos americanos e saudou a decisão do presidente Obama", acrescentou.

Após a sua conversa com o presidente americano, Sarkozy "confirmou que a França vai continuar apoiando plenamente seus aliados, ao lado do povo afegão, para realizar o processo de transição", continuou.

"Levando-se em consideração os progressos realizados, iniciaremos a retirada gradual dos reforços enviados ao Afeganistão, de forma proporcional e com um calendário comparável ao da retirada dos reforços americanos. Esta retirada será realizada por meio de consultas com nossos aliados e com as autoridades afegãs", frisou.

Cerca de 4.000 soldados franceses estão mobilizados atualmente no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação