Mundo

EUA pedem transição imediata e pacífica de poder no Iêmen

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 14:29
O subsecretário de Estado americano para Oriente Médio, Jeffrey Feltman, pediu nesta quinta-feira em Sanaa "uma transição imediata e pacífica" de poder no Iêmen, ante a ausência prolongada do presidente Ali Abullah Saleh.

"Acreditamos que uma transição imediata, pacífica e ordenada é do interesse do povo do Iêmen e exortamos a todas as partes a iniciar o diálogo", disse Feltman durante uma coletiva com jornalistas na embaixada dos Estados Unidos em Sanaa.

Segundo o subsecretário, a questão foi discutida na quarta-feira com o vice-presidente Abd Rabbo Mansur Hadi - que garantiu o retorno no chefe de Estado - e com representantes da oposição parlamentar, dos estudantes que organizam os protestos, dos empresários e da sociedade civil.

Saleh foi hospitalizado no dia 4 de junho na capital da Arábia Saudita depois de ter se ferido durante um ataque contra o palácio presidencial de Sanaa. Desde então, o presidente não foi mais visto em público, o que fez aumentar os rumores sobre seu estado de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação