Mundo

Chefe da máfia que inspirou filme é detido após 16 anos de buscas

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 19:34
Um importante chefe da máfia americana, cuja biografia inspirou um filme de Hollywood, enfrentará a justiça nesta sexta-feira, após ser detido em Los Angeles depois de 16 anos de perseguição por autoridades internacionais.

James "Whitey" Bulger, de 81 anos, é acusado de 19 assassinatos, e deverá ser levado ao tribunal após ser detido na noite de quarta-feira, com sua namorada, em um departamento de Santa Monica.

"Hoje é o momento no qual James ;Whitey; Bulgar enfrentará finalmente a justiça", disse a promotora americana Carmen Ortiz em Boston, onde Bulger - um ex-informante do FBI - supostamente cometeu uma série de crimes nos anos 70 e 80.

O FBI disse que uma campanha publicitária lançada apenas uns dias antes levou à prisão, "sem violência", de Bulger e de sua companheira, Catherine Greig, de 60 anos.

O chefe do FBI em Boston, Richard Deslauriers, afirmou que no departamento onde o casal foi detido foi encontrada "uma variedade de armas e uma grande quantidade de dinheiro".

Bulger, um importante membro do grupo "Winter Hill" de Boston, foi visto em Londres em 2002 e na Califórnia em 2000 e 2005, mas sempre escapou de ser preso.

Mais tarde, soube-se que havia sido um informante do FBI durante muito tempo, o que alimentou as suspeitas em torno dos infrutíferos esforços para encontrar o fugitivo, segundo o jornal The Boston Globe.

Bulger inspirou o personagem interpretado por Jack Nicholson em "Os Infiltrados" ("The Departed", no original), o filme dirigido por Martin Scorsese no qual também atuaram Leonardo DiCaprio e Matt Damon.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação