Mundo

Woody Allen e dois Prêmios Nobel pedem que ONU condene a Síria

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 21:14
O diretor de cinema Woody Allen e dois ganhadores do Prêmio Nobel pediram nesta quinta-feira (23/6) que o Conselho de Segurança da ONU condene o governo sírio pela repressão dos protestos da oposição.

Allen, os prêmios Nobel de literatura Wola Soyinka, da Nigéria, e Orham Pamuk, da Turquia, assim como outros escritores como Salman Rushdie, Umberto Eco e Bernard-Henri Levy pedem uma resolução da ONU.

Uma carta aberta sobre a Síria foi redigida por Levy em seu site Las reglas de Juego. A carta afirma que os manifestantes na Síria "enfrentam uma máquina de mortes conscientes do alto preço que pagarão". Eles dizem ainda que será "trágico e moralmente inaceitável" se o Conselho de Segurança não fizer nada.

Grã-Bretanha, França, Alemanha e Portugal propuseram uma resolução de condenação à repressão por parte do governo do presidente Bashar al-Assad. Rússia e China se opõem a ela, enquanto Brasil, África do Sul e Índia têm fortes objeções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação