Mundo

Petraeus descarta renúncia por plano de retirada do Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 22:58
WASHINGTON - O comandante das operações militares no Afeganistão, general David Petraeus, afirmou nesta quinta-feira que não está de acordo com a decisão do presidente Barack Obama de retirar as tropas do país islâmico, mas descartou se demitir em sinal de protesto.

Petraeus, o comandante prestes a sair de seu cargo da coalizão liderada pela Otan no Afeganistão, afirmou diante do Comitê de Inteligência do Senado que preferia um prazo mais modesto para a retirada das tropas, mas que era seu dever aceitar esta decisão.

Consultado pelo senador Carl Levin se estava disposto a renunciar por discordâncias sobre políticas de guerra, Petraeus disse: "Não acredito que seja o local para que um comandante considere este tipo de decisão, a menos que esteja em uma situação muito, muito grave".

Petraeus afirmou que recebeu e-mails sugerindo que deveria renunciar em sinal de protesto. "Existem pessoas que enviaram e-mails falando isso", disse.

O oficial de quatro estrelas, elogiado por muitos legisladores por seu papel ao reverter a guerra no Iraque, disse que Obama terminou optando por uma retirada das tropas mais "agressiva" no Afeganistão do que ele e seus companheiros oficiais recomendavam.

Mas Petraeus afirmou que o presidente americano precisava considerar mais fatores além dos meramente militares. Disse que é "compreensível no sentido de que existem considerações além das do comando militar", em uma aparente referência às pressões políticas e financeiras enfrentadas por Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação