Agência France-Presse
postado em 23/06/2011 22:57
WASHINGTON - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou nesta quinta-feira sua oposição aos planos de ativistas a favor da Palestina de navegar em uma dezena de barcos em direção a Gaza como forma de protesto contra o bloqueio naval israelense."Não acreditamos que a flotilha seja um esforço necessário ou útil para tentar ajudar o povo de Gaza", disse a chefe da diplomacia americana à imprensa.
"Nesta mesma semana, o governo israelense aprovou um importante compromisso com a construção de casas em Gaza. Haverá materiais de construção entrando em Gaza", disse Hillary.
"E acreditamos que não é útil que existam flotilhas tentando provocar ações ao entrar em águas israelenses e gerando uma situação na qual os israelenses têm o direito de se defender", acrescentou.
Um grupo de ativistas pró-palestinos disseram que planejam navegar nos próximos dias até Gaza, principalmente saindo de portos gregos, para transportar ajuda humanitária e burlar o bloqueio israelense.
No dia 31 de maio de 2010, o exército israelense matou nove ativistas turcos, incluindo um que tinha nacionalidade americana, quando eles abordaram um navio turco que era parte de uma flotilha que tentava burlar o bloqueio israelense em Gaza.