ROMA - Com uma cerimônia solene em Roma, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) anunciará oficialmente no sábado (25/6) a erradicação mundial de uma das pragas animais mais letais, a peste bovina.
"A erradicação mundial da peste bovina, conduzida pela FAO e seus associados, representa a primeira enfermidade animal que é eliminada em seu entorno natural graças à intervenção humana contra o vírus que a produz, e a segunda doença em geral que se erradica, depois da varíola humana", afirma uma nota da FAO.
O ato será celebrado no dia da abertura da 37; Conferência da FAO, reunião bienal do organismo internacional, durante a qual será eleito o diretor geral da entidade.
Entre os seis candidatos ao cargo, ocupado há 17 anos pelo senegalês Jacques Diouf, está o brasileiro José Graziano da Silva.
O futuro diretor geral deverá enfrentar um dos maiores desafios da humanidade, em sua tentativa de aumentar a produção de alimentos, sem destruir o meio ambiente, com o objetivo de alimentar nove bilhões de pessoas no ano 2050.