Mundo

Aeroportos de Buenos Aires retomam voos cancelados por cinzas de vulcão

Agência France-Presse
postado em 25/06/2011 11:35
BUENOS AIRES - Os aeroportos da capital argentina Ezeiza (internacional) e Jorge Newbery (doméstico) retomavam neste sábado os voos cancelados na sexta-feira à noite devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, informaram as empresas aéreas.

No aeroporto de Ezeiza (32 km ao sul), a empresa LAN Argentina informou neste sábado que retomava "gradualmente" suas atividades, enquanto a Aerolíneas Argentinas indicou que seus voos começavam a decolar a partir das 14h00 GMT (11h00 de Brasília).

A Aerolíneas Argentinas alertou, entretanto, que a continuidade das decolagens internacionais e domésticas estava "condicionada aos boletins meteorológicos" do Serviço Meteorológico Nacional divulgados ao longo do dia. Já no aeroporto Jorge Newbery, dos seis voos domésticos da LAN previstos para as primeiras horas deste sábado, quatro decolaram e apenas dois estavam atrasados, um com destino a Mendoza (noroeste) e outro para Córdoba (centro).

Os voos com destino às cidades de Bariloche e Neuquén (sul) permanecem cancelados devido ao fechamento de seus aeroportos pela presença de cinzas vulcânicas na região. No Uruguai, pelo menos 12 voos foram cancelados este sábado, informou em seu site o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu.

A Direção Nacional de Meteorologia emitiu este sábado um alerta amarelo (;de atenção;) pela a presença de cinzas vulcânicas no território.

Seis decolagens previstas para este sábado foram canceladas, com destino a Argentina, São Paulo, Lima e Miami, das companhias GOL, American Airlines, TACA e Aerolíneas Argentinas. Seis pousos foram cancelados e outros estavam atrasados, afetando voos de GOL, TACA, Aerolíneas Argentinas, American Airlines, COPA e Pluna.

A companhia aérea Pluna -que na sexta-feira à noite cancelou seus voos com destino e provenientes da Argentina- registrava atrasos nos voos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação