Mundo

Presidente do Peru diz que garantirá transição pacífica a Humala

Agência France-Presse
postado em 25/06/2011 17:43
Lima - O presidente do Peru, Alan García, se comprometeu neste sábado (25/6) a garantir uma transição democrática e pacífica ao esquerdista recém-eleito, Ollanta Humala, em meio aos violentos protestos contra a mineração em Puno, na fronteira com a Bolívia, que na sexta-feira deixaram cinco mortos e mais de 30 feridos.

"Há objetivos mais importantes, sendo o primeiro deles garantir uma transição pacífica e o início sem problemas do governo (de Humala)", disse García em uma declaração à imprensa, ao defender a revocação da concessão à mineradora canadense Bear Creek, aprovada pelo governo junto de outras normas com as quais se objetiva colocar fim aos protestos em Puno.

García denunciou assim mesmo que há "obscuros interesse políticos" por trás dos violentos protestos contra a mineração em Puno, que buscam obter apoio para pressionar o governo de Humala.

"É claro e visível que estas ações não são contra o governo que termina em alguns dias e sim de interesses políticos em obter uma parte do poder durante a mudança de governo", previsto para o dia 28 de julho, disse García.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação