Mundo

Em visita, Wen Jiabao ressalta laços entre Grã-Bretanha e China

Agência France-Presse
postado em 26/06/2011 20:55
LONDRES - Em visita à Inglaterra, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, destacou neste domingo a colaboração econômica "frutífera" entre Grã-Bretanha e China.

Jiabao conheceu a fábrica de automóveis MG de Longbridge (centro) - orgulho britânico que passou pelas mãos de SAIC, o maior construtor chinês - e destacou os laços econômicos entre ambos os países, simbolizados pelo lançamento de um novo modelo, o MG6, que "foi desenhado na Grã-Bretanha, fabricado na China e montado na Grã-Bretanha", disse. O MG6, primeiro modelo saído sob a marca MG em 15 anos, é o primeiro passo da SAIC no mercado europeu.

Antes de visitar a fábrica, Wen Jiabao esteve em Stratford-upon-Avon, lugar onde nasceu o dramaturgo William Shakespeare, para visitar sua casa e ver a representação de uma parte da obra de Hamlet.

Durante a visita de Wen Jiabao à Europa, a China deu uma demonstração de avanços no polêmico tema dos direitos humanos, ao libertar no domingo (local) o líder de movimentos dos direitos humanos, Hu Jia, após três anos prisão. A libertação de Hu Jia deu-se dias depois da soltura de outro célebre defensor dos direitos humano na China, o artista Ai Weiwei.

A Grã-Bretanha, que havia pressionado o país pela libertação de Ai Weiwei, não se manifestou sobre a libertação de Hu Jia.

Jiabao participará na segunda-feira, em Londres, da reunião anual Grã-Bretanha/China, na qual participarão o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e outros membros do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação