Mundo

Nuon Chea abandona tribunal durante julgamento do caso Khmer Vermelho

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 06:59
Phnom Penh - O ex-número dois do regime do Khmer Vermelho Nuon Chea abandonou o tribunal nesta terça-feira (28/6), segundo dia de seu julgamento por genocídio em Phnom Penh, ante a consternação dos sobreviventes de uma ditadura que provocou dois milhões de mortes. "Vou sair e retornar para o centro de detenção", declarou Nuon Chea, de óculos escuros e gorro na cabeça.

[SAIBAMAIS]Este comportamento é o que temiam os analistas, que já haviam previsto que Nuon Chea e seus três companheiros no banco dos réus se recusariam a cooperar com o tribunal da ONU por rejeitarems as acusações.

O "irmão número dois" e ideólogo do regime de Pol Pot explicou que não desejava assistir ao processo, que no segundo dia está centrado no ex-ministro das Relações Exteriores Ieng Sary. Mas afirmou que voltará a participar "ativamente" quando seu caso for abordado.

Os quatro acusados - Nuon Chea, Ieng Sary, o ex-presidente Jieu Samphan e a ex-ministra de Assuntos Sociais Ieng Thirith -, julgados por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, têm o direito de não assistir aos debates caso se recusem a cooperar com o tribunal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação