Mundo

Rússia suspende embargo de legumes da Holanda e Bélgica

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 08:29
Moscou - A Rússia suspendeu nesta terça-feira parcialmente o embargo aos legumes europeus decretado após o alarme provocado pela cepa da bactéria E.coli, com a retomada das importações da Holanda e Bélgica, mas com a Espanha na lista de espera.

"Após as análises, decidimos autorizar as importações da Holanda e Bélgica", declarou o diretor do serviço de saúde russo, Guenadi Onischenko. Ele disse ainda as hortaliças procedentes da Espanha, Polônia, Lituânia, Dinamarca e República Tcheca permanecem na lista de espera para obtener uma autorização de importação sob um regime especial.

A Comissão Europeia ficou irritada com a decisão anunciada em 2 de junho por Moscou de proibir a importação de legumes procedentes dos 27 países membros do bloco, em consequência da propagação da bactéria Escherichia Coli Entero-Hemorrágica (EHEC), que provocou dezenas de mortes na Alemanha.

No total, 25% das exportações de hortaliças europeias têm a Rússia como destino, o que representa 600 milhões de euros (866 milhões de dólares) por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação