Mundo

Primeiro-ministro chinês pede respeitos aos europeus

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 08:26
Berlim - O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao pediu aos europeus que respeitem "a soberania, a integridade territorial e as opções autônomas do povo chinês", nesta terça-feira (28/6) em Berlim.

"É apenas por meio do respeito mútuo que as duas partes (China e União Europeia) podem desenvolver uma associação equitativa além das divergências ideológicas, do sistema político e do modelo de desenvolvimento", declarou Wen em Berlim a empresários alemães e chineses, segundo o texto do discurso divulgado com antecedência."A China respeita o sistema político e o modelo de desenvolvimento escolhidos pelos cidadãos da UE".

"Em troca, esperamos respeito por parte da UE de nossa soberania, nossa integridade territorial e das opções autônomas do povo chinês", acrescentou. Antes da visita, o governo da Alemanha informou que queria discutir com Wen Jiabao o tema dos direitos humanos. A forma como a China trata os dissidentes é uma crescente fonte de inquietação para os interlocutores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação