Mundo

Rebeldes líbios assumem controle de depósito de munições ao sul do país

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 09:19
Zenten - Os rebeldes líbios assumiram nesta terça-feira o controle de um importante depósito de munições em uma zona desértica 25 quilômetros ao sul de Zenten (120 quilômetros ao sul de Trípoli).

Os rebeldes chegaram com blindados às 9H00 locais (4H00 de Brasília) pelo norte e se mobilizaram ao redor da instalação de vários quilômetros quadrados, onde há dezenas de edifícios com reservas de armas. Ao mesmo tempo, as forças do regime de Muamar Kadhafi tentavam enviar reforços pelo sul.

Um confronto, com uso de metralhadoras e foguetes do tipo Grad, foi registrado.Segundo os rebeldes, uma coluna de veículos das forças leais a Kadhafi caiu em uma emboscada e três deles foram destruídos.Uma enorme coluna de fumaça negra e chamas saíam do depósito de munições. Moradores da região celebraram a saída das tropas leais a Kadhafi.

A tomada do depósito de armas é uma vitória estratégica importante para os rebeldes, que precisam de armas e munições para prosseguir com o avanço para a capital Trípoli. O depósito de armas já havia sido bombardeado várias vezes nos últimos dois meses pelos aviões da Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação