Mundo

Príncipe Charles custa 18% a mais ao contribuinte britânico em 2010

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 12:26
Londres - O príncipe Charles custou ao contribuinte quase 18% a mais que no ano passado, apesar de o herdeiro da Coroa britânica também ter pagado mais impostos, segundo as contas oficiais divulgadas nesta terça-feira por sua residência oficial de Clarence House.

A quantia de dinheiro público que o príncipe de Gales recebe anualmente aumentou 17.9% (1,96 milhão de libras/3,15 milhões de dólares) no exercício fiscal, que concluiu em 31 de março, comparado com o período anterior.

Esta alta se deveu em grande parte à duplicação (%2b56%), ou 1,08 milhão de libras, dos gastos de deslocamentos oficiais em avião ou de trem do príncipe e sua esposa Camila, que percorreram 54.700 km em um ano, em visitas à Índia, Portugal, Espanha e Marrocos.

As rendas particulares do filho de Elizabeth II gerados pelo ducado da Cornualha - 53.628 hectares de terras que historicamente financiam parte dos gastos do herdeiro do trono - aumentaram, por sua parte, 4%, a 17,8 milhões de libras (28,4 milhões de dólares).

No entanto, Charles também pagou mais impostos que no ano passado, 4,4 milhões de libras (7 milhões de dólares). No total, Charles empregou o equivalente de 132,8 pessoas a tempo integra, contra 124 no ano passado, para ajudar a ele, sua esposa e seus dois filhos, William e Harry.

O casamento de William em 29 de abril explica em parte o aumento de 50% de seus gastos não oficiais (2,54 milhões de libras). A publicação das contas motivou a revolta do grupo antimonárquico Republic, que criticou o modus vivendi do herdeiro do trono enquanto o resto dos britânicos são submetidos a medidas de austeridade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação