Mundo

Talibãs atacam um dos principais hotéis de Cabul

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 17:46
CABUL - O Hotel Intercontinental, um dos principais de Cabul, frequentado por estrangeiros e dirigentes afegãos, foi atacado na noite desta terça-feira por um grupo de seis terroristas suicidas talibãs, mortos ao final de cinco horas de confronto.

Os seis talibãs, fortemente armados, entraram no hotel situado em uma colina que domina a capital afegã, que foi imediatamente cercado pelas forças de segurança, disse à AFP o chefe da polícia de Cabul, Mohammed Zahir.

Segundo Zahir, um "certo número" de policiais ficou ferido, inclusive ele, na perna.

Um funcionário informou que os terroristas carregavam coletes com explosivos, armas automáticas de foguetes.

Na madrugada de quarta-feira, as forças de segurança entraram no hotel e mataram os seis terroristas, revelou o porta-voz do Ministério do Interior afegão Siddiq Siddiqi.

"A operação terminou, todos eles (os atiradores) foram mortos", disse Siddiqi à AFP.

A Otan enviou dois helicópteros para disparar contra três insurgentes no telhado do hotel.

O major Jason Waggoner confirmou que dois dos helicópteros das Forças Internacionais de Assistência à Segurança (Isaf), lideradas pela Otan, foram enviados para atirar contra militantes que tomaram posições no telhado.

O número total de vítimas do ataque contra o hotel, reivindicado pelos talibãs, será determinado em breve, completou o porta-voz.

Siddiqi acrescentou que ambulâncias estavam sendo enviadas ao hotel Intercontinental, o favorito de estrangeiros no Afeganistão.

Um fotógrafo da AFP disse que parte do hotel está pegando fogo.

Entre os hóspedes estavam funcionários do governo afegão de vários lugares do país que foram a Cabul para uma conferência na quarta-feira sobre a entrega do poder das forças estrangeiras às forças de segurança afegãs.

O porta-voz dos talibãs, Zabihulá Miyahid, afirmou que o grupo islamita é o autor do ataque e que ele foi dirigido contra clientes estrangeiros do hotel.

Uma testemunha, Sayed Hussain, declarou à AFP que estava no interior do estabelecimento quando o ataque começou.

"Vi cinco ou seis homens à paisana e armados com rifles e começaram a disparar ao entrar", afirmou, perto do local do ataque. "Eu me joguei no chão e pouco depois a polícia chegou".

Segundo Hussain, ocorreu um tiroteio entre a polícia e os homens armados que durou entre 10 e 15 minutos, após o qual foi ouvida uma forte explosão.

O Intercontinental é um dos hotéis mais conhecidos e prestigiados de Cabul. Foi inaugurado em 1969 e encontra-se em uma colina acima da cidade.

O ataque ocorre semanas antes da data na qual as tropas estrangeiras pretendem sair do Afeganistão, embora a segurança da capital já esteja sob controle das forças armadas afegãs.

Cerca de 10 mil soldados americanos partirão do Afeganistão neste ano, anunciou o presidente Barack Obama na semana passada. O fim das operações de combate das forças estrangeiras está previsto para o fim de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação