Jornal Correio Braziliense

Mundo

Espanha lamenta suspensão do trem-bala entre Lisboa e Madri

MADRI - A Espanha considerou nesta terça-feira uma "decisão ruim" o anúncio do governo português de suspender a construção do trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri.

"Se for confirmada, é uma decisão ruim", declarou o ministro dos Transportes, José Blanco, depois que o novo executivo conservador do novo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, anunciou que "suspende" a construção do trecho em seu país devido às medidas de ajuste econômico que deve aplicar.

"Estaria havendo um sério problema de comunicação" entre a capital espanhola e a portuguesa, disse Blanco, acrescentando que o governo do país vizinho deve confirmar se se trata de uma suspensão definitiva ou temporária do projeto, que estaria concluído em 2013.

"O fato de Portugal deixar de lado a sua parte não fará com que o Governo espanhol não construa a sua", declarou, por sua vez, Guillermo Fernández Vara, presidente em fim de mandato do governo da região de Estremadura (sudoeste), vizinha de Portugal e por onde passaria o AVE.

Fernández Vara lembrou que os conservadores portugueses "já haviam anunciado (esta decisão)" antes das eleições, e propôs a realização de uma cúpula bilateral para uma discussão a respeito.

A decisão de suspender a construção do AVE está incluída no programa de governo, que será debatido na quinta e na sexta-feira no parlamento português, onde afirma-se que o plano poderia ser "reexaminado", com uma "eventual renegociação".

O projeto do AVE, com um orçamento de 3,3 bilhões de euros do lado português, uniria as duas capitais da Península Ibérica em menos de três horas e Portugal com a rede europeia de grande velocidade.

Do lado espanhol, onde o orçamento chega a 3,8 bilhões, os trabalhos começaram em 2007 e devem estar concluídos em 2013. Segundo o gestor da rede ferroviária espanhola (Adif), cerca da metade do trajeto está em obras.