Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos condenam ataque de talibãs a hotel de Cabul

WASHINGTON - Os Estados Unidos condenaram "firmemente" o ataque a um hotel de Cabul pelos talibãs e apresentaram condolências aos familiares e amigos das vítimas, segundo um comunicado do departamento de Estado, divulgado na noite desta terça-feira.

O hotel Intercontinental, um dos maiores hotéis de Cabul, frequentado por estrangeiros e autoridades afegãs, foi atacado na noite de terça para quarta-feira por vários homens armados, anunciou a polícia local à AFP. O ataque foi logo reivindicado pelos rebeldes talibãs.

Nenhum alto funcionário americano no Afeganistão deixou de atender o chamado, destacou o Departamento de Estado, que indicou ainda não ter qualquer informação sobre a presença eventual de cidadãos americanos no hotel.

"Os Estados Unidos condenam o ataque ao hotel Intercontinental, em Cabul, que mostra mais uma vez o desprezo total dos terroristas pela vida humana", destacou o comunicado.

Diante dos indícios de que ataque resultou em mortos, os Estados Unidos "expressam suas condolências às famílias e amigos das vítimas do ataque", bem como "seu apoio às forças de segurança afegãs, que se dedicam a trabalhar na segurança do local", acrescentou o comunicado.

Testemunhas afirmam ter ouvido duas explosões e visto vários homens armados entrar no estabelecimento, situado no topo de uma colina e, a princípio, super seguro.

Nenhum balanço do número de vítimas está disponível por enquanto.