Mundo

Fidel 'sequestrou' Chávez para que ele se tratasse, diz Mujica

Agência France-Presse
postado em 28/06/2011 20:28
MONTEVIDÉU - O presidente uruguaio, José Mujica, brincou nesta terça-feira ao dizer que o líder cubano Fidel Castro "sequestrou" o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para que cumprisse o tratamento indicado, após se submeter a uma cirurgia de emergência, recuperando-se em Havana.

"Chávez está bem e retornará" no dia 5 de julho a seu país para uma cúpula latino-americana em Caracas, disse Mujica em entrevista ao jornal local "Subrayado".

"Não falei com ele, mas Chávez é muito temperamental", disse o presidente uruguaio.

"Teve um abscesso, foi operado e precisava de vinte e poucos dias para ter a segurança de uma boa recuperação. E praticamente Fidel (Castro) o sequestrou, não o deixou sair da ilha, porque desconfiou que na Venezuela ele não daria tanta importância ao tratamento", disse Mujica.

Chávez, de 56 anos, foi operado de emergência no dia 10 de junho em Havana de um abscesso pélvico, um acúmulo de pus no baixo abdômen, segundo o governo venezuelano.

Mas o silêncio incomum do presidente venezuelano, somado à ausência de um boletim médico, multiplicaram as especulações sobre a saúde do chefe de Estado dentro e fora da Venezuela.

No dia 5 de julho, a Venezuela comemora o Bicentenário da assinatura da ata da Independência e será sede de uma cúpula latino-americana que dará nascimento à SELAC, um projeto de integração defendido por Chávez e aprovado pelos demais países membros, em 2010.

Fontes da presidência uruguaia indicaram que Mujica deve participar da cúpula na Venezuela, embora isto dependa da saúde do presidente anfitrião.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação