Mundo

Petróleo fecha em forte alta em Nova York e Londres

Agência France-Presse
postado em 29/06/2011 17:36
NOVA YORK - Os preços do barril de petróleo encerraram em forte alta nesta quarta-feira em Nova York e em Londres, impulsionados pela decisão do Parlamento grego de aprovar as medidas de austeridade fiscal e por uma queda nos estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude") negociado nos EUA, para entrega em agosto, fechou o pregão cotado a 94,77 dólares, em alta de 1,88 dólar em relação à terça-feira.

No Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte - também para entrega em agosto aumentou ainda mais, ganhando 3,62 dólares a 112,40 dólares.

Assim como aconteceu nos mercados financeiros, o mercado petroleiro recebeu com alívio a aprovação parlamentar de cortes de gastos públicos na Grécia, que era exigido pelo FMI e pela União Europeia para manter a ajuda financeira.

"O mercado pensa que o risco de default foi afastado", constatou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

"Como consequência, o euro fortaleceu-se e o dólar enfraqueceu, impulsionando as compras" de petróleo, explicou.

A perda de valor da moeda americana torna mais atrativas as matérias-primas cotadas em dólares para os investidores munidos de outras moedas.

"O dólar sofreu as consequências da situação na Grécia", impulsionando os preços do petróleo para cima, concordou John Kilduff, da Again Capital.

Além disso, os dados semanais de reservas petroleiras americanas "foram muito positivos" para os preços, completou o analista.

O Departamento de Energia anunciou uma queda de mais de 4 milhões de barris na semana passada das reservas de petróleo, que já tinham caído cerca de 10 milhões de barris nas três semanas anteriores.

Depois de encerrar em forte alta na terça-feira, os preços apagaram agora a maior parte das perdas registradas no mercado nova-iorquino desde a quinta-feira passada, quando a Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou que colocaria no mercado 60 milhões de dólares de suas reservas estratégicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação