Mundo

Polícia italiana anuncia prisão de chefe da máfia siciliana

Agência France-Presse
postado em 01/07/2011 08:38
Roma - A polícia italiana anunciou nesta sexta-feira a prisão de Gaetano Riina, chefe da máfia da localidade siciliana de Corleone - famosa pela trilogia "O Poderoso Chefão" -, após uma investigação de três anos.

Gaetano Riina é irmão do ex-chefe supremo da Cosa Nostra, Toto Riina, condenado a várias penas de prisão perpétua por ter ordenado muitos assassinatos.

Gaetano foi detido na cidade de Mazara del Vallo, onde morava e da qual provavelmente controlava as atividades do clã. Ele e outras três pessoas detidas, incluindo dois parentes, foram acusados de extorsão e associação criminosa.

A polícia italiana considera que o clã Riina continua desempenhando um "papel central" na máfia, apesar das muitas detenções que debilitaram a máfia nas últimas décadas. Toto (Salvatore) Riina, conhecido como "Toto u curtu" ("o pequeno"), foi preso em 1993. Durante os anos 1980 e o início da década seguinte 1990, Riina e sua família, os "Corleonesi", executaram uma violenta ofensiva contra os mafiosos rivais e o Estado italiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação