Agência France-Presse
postado em 01/07/2011 14:50
Caracas - A televisão estatal venezuelana divulgou nesta sexta-feira um novo vídeo que mostra o presidente Hugo Chávez, que teve um tumor retirado em Havana, em uma reunião de trabalho com seu chanceler, Nicolás Maduro, seu irmão, Adán Chávez e uma autoridade militar.O vídeo, gravado em Cuba no dia 29 de junho, mostra o presidente, vestido com um agasalho esportivo, abordando diversos assuntos com seu gabinete. Chávez aparece animado, loquaz e muito informado sobre os últimos acontecimentos nacionais e internacionais.
Entre os temas abordados na reunião estavam o cancelamento de uma cúpula latino-americana que seria realizada na Venezuela na próxima semana, as mensagens de solidariedade recebidas e a crise na Líbia.
Chávez, de 56 anos, admitiu na quinta-feira que foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno em Havana e assegurou que tem a "suprema esperança" de ficar totalmente curado a um ano das eleições presidenciais na Venezuela.
O presidente explica neste novo vídeo sua rotina em Cuba: tratamento médico, passeios, leitura e algum tempo diante da televisão. "Um pouquinho de café", disse.
"Decidi seguir rigorosamente o plano de recuperação (...) Se Fidel não tivesse me sequestrado, eu não teria seguido os procedimentos médicos", brinca Chávez, referindo-se às declarações de seu colega uruguaio José Mujica, que afirmou, em tom jocoso, que o líder cubano tinha sequestrado Chávez.