Mundo

William e Katherine marcam a festa do patriotismo canadense

Agência France-Presse
postado em 01/07/2011 19:51
Mais de trezentos mil canadenses vestindo as cores nacionais se reuniram esta sexta-feira no jardim do Parlamento de Ottawa para receber com aplausos efusivos o príncipe William e sua esposa, Katherine, que fazem um giro pelo Canadá no dia da festa nacional.

Milhares de entusiasmados espectadores se reuniram nas ruas vizinhas, onde puderam assistir em telões a chegada do casal em carruagem. Alguns se protegiam do sol enrolados na bandeira canadense ou usando chapéus em branco e vermelho.

Durante seu discurso, o duque de Cambridge manifestou seu interesse e o de sua esposa por conhecer melhor os canadenses durante sua viagem de nove dias.

"Katherine ouviu falar do Canadá, não por seus pais, mas pelo avô, um homem maravilhoso que faleceu no ano passado. Tinha o Canadá no coração porque treinou em Aberta como piloto durante a Segunda guerra Mundial", disse William.

A multidão aplaudiu acaloradamente e o príncipe, interrompendo seu discurso por um instante, olhou com cumplicidade para a esposa. O discurso de William foi precedido por uma fala do premier Stephen Harper. "Acho que no ano passado tivemos uma multidão importante, mas acho que este ano esta é a maior da nossa história", disse Harper.

Em seguida, o primeiro-ministro elogiou o "espírito invencível" do "melhor país do mundo", sem esquecer de comentar a saída da recessão e o êxito de seu governo conservador.

A menina de 10 anos Maria Aragon, que ficou famosa por cantar ao lado de Lady Gaga, cantou o hino nacional "O Canadá". Para os conservadores, no poder desde 2006, a visita de membros da família real se inscreve em uma política de afirmação da identidade nacional canadense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação