Mundo

Aeroportos de Buenos Aires retomam voos suspensos por cinzas vulcânicas

Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 14:16
Buenos Aires - Os aeroportos de Buenos Aires e de Ezeiza retomaram neste sábado (2/1) os voos, após o cancelamento de viagens nesta sexta-feira em consequência das presença de cinzas vulcânicas.

A empresa LAN Argentina informa em um comunicado que "os voos serão retomados de forma paulatina" ao longo do dia.

Os voos começaram a ser retomados às 8h, depois que ficou constatada a dissipição da nuvem de cinzas sobre a capital argentina que dificultava as operações.

Os primeiros voos tinham como destino a cidade de São Paulo e as argentinas Mendoza e Córdoba, na região centro-oeste do país. No aeroporto internacional de Ezeiza, 30 km ao sul de Buenos Aires, os voos começaram a decolar com normalidade nesta manhã.

As operações passam por dificuldades desde 4 de junho, quando começou a erupção do vulcão chileno Puyehue, que afetou sobretudo a região da Patagônia argentina, onde permanecem fechados os aeroportos de Bariloche e Neuquén. O fenômeno obrigou o governo a declarar zona de desastre ambiental as localidades de Bariloche e Villa La Angostura, pontos turísticos, que viram a temporada de inverno afetada.

No Uruguai, os voos também foram retomados neste sábado. Dos 112 voos previstos para o fim de semana, a companhia aérea Pluna manteve quatro cancelamentos (Montevidéu-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-Montevidéu, Montevidéu-Porto Alegre, Porto Alegre-Montevidéu) por razões operacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação