Mundo

Mladic volta ao TPI para declarar culpa ou inocência de genocídio

Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 17:37
HAIA - O ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic deve se declarar na segunda-feira culpado ou inocente de genocídio e crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII).

Durante a primeira audiência, em 3 de junho, Mladic, 69 anos, manifestou o desejo de obter um prazo adicional para conhecer as acusações contra ele, antes de se declarar culpado ou inoncete.

Na segunda audiência, o juiz holandês Alfons Orie terá a possibilidade de interrogar Mladic sobre suas condições de detenção, assim como sobre a preparação de sua equipe de defesa.

Acusado de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade pelo TPII durante a guerra da Bósnia (1992-1995), Ratko Mladic foi detido em 26 de maio na Sérvia, após 16 anos de fuga.

Mladic recebeu 11 acusações, em particular é apontado como o responsável pelo massacre de Srebrenica em julho de 1995, o mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, no qual 8.000 pessoas foram executadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação