Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 17:36
TEERÃ - O ministro de Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, qualificou as afirmações dos dirigentes americanos que acusam o Irã de ter fornecido armas aos rebeldes do Iraque e do Afeganistão como "mentiras" para "justificar seus próprios erros", afirmou neste sábado a agência de notícias Fars."As repetidas e ridículas mentiras dos americanos tentam justificar seus próprios erros", declarou Vahidi. "Ao invés de acusar outros países, os americanos deveriam mudar sua estratégia, já que a principal razão do fracasso dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão tem relação com erros políticos. Nenhuma população aceita a presença de mercenários em suas terras", garantiu.
O Wall Street Journal afirmou na sexta-feira, com base nas declarações de fontes do governo americano que pediram anonimato, que o Irã enviava armas aos rebeldes iraquianos e mísseis de longo alcance aos talibãs para que atacassem forças americanas ou outros países.
Além disso, o general Jeffrey Buchanan, porta-voz das forças americanas no Iraque, interrogado pelo jornal, afirmou que grupos de insurgentes chiitas iraquianos têm vínculos com a Força Al-Quds, unidade responsável pelas operações secretas dos Guardiões da Revolução Iraniana.
Quatorze militares dos EUA morreram em junho no Iraque, o mês em que Washington teve mais baixas nos últimos três anos, em ataques de rebeldes possivelmente apoiados pelo Irã.