Mundo

Dois corpos decapitados são deixados diante de jornais no México

Agência France-Presse
postado em 02/07/2011 17:39
CULIACAN - Os corpos de dois homens decapitados foram deixados na madrugada deste sábado em frente aos prédios dos jornais Noroeste e El Debate, do porto mexicano de Mazatlan, em Sinaloa (noroeste do país), informou a procuradoria do estado. Junto dos corpos havia mensagens contra o governador e o prefeito.

"Acreditamos que os dois casos ocorreram simultaneamente. No caso do ;Noroeste;, o cadáver foi largado por volta de 1h40 (4h40 no horário de Brasília). Trata-se de um segundo homem decapitado, além do que foi deixado em frente ao jornal ;El Debate;, también em Mazatlan", explicou uma fonte da procuradoria.

Junto aos corpos havia mensagens contra o governador de Sinaloa, Mario López Valdez, e o prefeito de Mazatlan, Alejandro Higuera. As mensagens foram atribuídas aos cárteis dos Zetas e dos irmãos Beltrán Leyva.

O México é o país de América mais perigoso para a imprensa, segundo a ONU, cujo documento sobre a liberdade de expressão já contabiliza na última década 66 jornalistas assassinados e 12 desaparecidos.

O país vive em meio à violência ligada ao tráfico de drogas que já deixou mais de 37.000 mortos desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón iniciou uma ofensiva com 50.000 militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação