Agência France-Presse
postado em 04/07/2011 20:13
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu nesta segunda-feira diante de milhares de venezuelanos que a batalha que enfrenta contra o câncer ainda não está ganha e lhes pediu força e paciência, apesar de ter admitido que começou a "vencer o mal". "Estou certo de que vocês compreendem perfeitamente as dificuldades dessa batalha. Que ninguém vá crer que minha presença aqui neste dia 4 de julho significa que já vencemos a batalha", disse, dirigindo-se a milhares de simpatizantes reunidos diante do palácio presidencial de Miraflores."Não. Começamos a subir a ladeira, a vencer o mal que se incubou em meu corpo quem sabe por quais razões, mas teremos que continuar um estrito plano médico, passo a passo, e eu sei que vocês compreendem", disse pedindo a seus simpatizantes que lhe acompanhem rumo "à vitória definitiva".
[SAIBAMAIS]Chávez, 56 anos, retornou a Caracas nesta segunda-feira de madrugada depois de passar mais de três semanas em Cuba, onde foi operado em 20 de junho com êxito de um tumor cancerígeno na "zona pélvica".
O presidente, visivelmente animado, mas com menos força do que costuma mostrar diante das multidões, explicou que viveu "horas muito difíceis", mas se mostrou confiante de sua total recuperação. "Juro que venceremos essa batalha. Viveremos e venceremos", disse, agradecendo as demonstrações de apoio recebidas nestes dias. "Cuide-se, cuide-se", gritavam as milhares de pessoas reunidas em frente ao palácio de governo.
Chávez explicou que quando seu corpo começou a responder positivamente ao tratamento quis "recuperar a força mínima necessária" para estar na Venezuela em 5 de julho, data em que o país comemora o Bicentenário de sua Independência. "Conseguimos. Não podia faltar. Aqui estou, no epicentro de meu maior amor. Graças a meu Deus, graças à minha vida", disse.
Chávez, no poder desde 1999, é candidato de seu partido, PSUV, para as eleições presidenciais de 2012, quando aspira a um terceiro mandato de seis anos. A oposição ainda não elegeu seu candidato para estas eleições.