Agência France-Presse
postado em 05/07/2011 08:20
Tijuana - Um americano morreu e outros sete continuam desaparecidos após o naufrágio de um barco de turismo con 43 ocupantes, em sua maioria americanos, no Mar de Cortés, no noroeste do México, informou nesta segunda-feira a Marinha de Guerra do país em um comunicado.A embarcação "Erick" havia zarpado no sábado de San Felipe, que é uma marinha para barcos de turismo no norte do Golfo de Califórnia - localizada a 200 km da fronteira do México com os Estados Unidos - e tombou na madrugada de domingo devido a uma tormenta.
O salvamento ocorreu depois do alerta dado às autoridades pelo cozinheiro da embarcação, "que após ser resgatado por pescadores juntamente de dois dos passageiros, se apresentou à base de operações móveis", em San Felipe, disse a Armada em comunicado - o segundo emitido nesta segunda-feira sobre o naufrágio.
O cadáver da única pessoa falecida no acidente de que se tem conhecimento até agora "foi encontrado flutuando próximo à zona conhecida como Punta Bufeo", que fica perto do lugar onde a embarcação tombou na madrugada de domingo, disse à AFP Marco Antonio Carrillo, diretor de Segurança Pública da cidade mexicana de Mexicali.
A marinha confirmou no texto que esta vítima é de nacionalidade americana, pois os 17 tripulantes mexicanos do barco foram resgatados sãos e salvos após chegarem às ilhas próximas às balsas de emergência. A instituição explicou que a cifra de 44 ocupantes dada inicialmente pelo cozinheiro foi revisada "em virtude de que um dos passageiros não embarcou".
A marinha resgatou 18 pessoas enquanto que pescadores da região e outras embarcações recolheram mais 17. "Todas as pessoas resgatadas até o momento gozam de boa saúde e foram levadas a seus respectivos hotéis, sendo que apenas um deles ficou sob observação por ser diabético", disse a marinha. Os turistas americanos tinham vindo ao porto de San Felipe para realizar uma viagem de pesca aproveitando o feriado pelo dia da independência em seu país.
O naufrágio aconteceu entre Punta Bufeo e Puertecitos, a 100 km ao sul de San Felipe. A busca por sobreviventes se manteve ao longo desta segunda-feira com a participação de "um helicóptero, um avião e três embarcações", informou a marinha.