Agência France-Presse
postado em 06/07/2011 21:25
BOSTON - O ex-chefe da máfia irlandesa de Boston James "Whitey" Bulger, detido em junho passado após 16 anos de fuga e cuja vida inspirou o filme "Os Infiltrados", de Martin Scorsese, se declarou nesta quarta-feira (6/7) inocente de 19 assassinatos.Vestido com o macacão laranja dos prisioneiros, James Bulger, 81 anos, compareceu ao tribunal federal de Boston (Massachusetts), onde vários familiares de suas vítimas assistiram à audiência. Bulger encomendou uma série de assassinatos em Boston em 1995, antes de fugir para a Califórnia, onde viveu os últimos 16 anos com identidade falsa, até ser preso pelo FBI.
O ex-mafioso é acusado ainda de extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de armas para o IRA (Exército Republicano Irlandês). O irmão mais novo do acusado, William Bulger, 77 anos e ex-político influente de Boston, também assistiu à audiência.
Bulger e sua companheira Catherine Greig, 60 anos, foram capturados no dia 22 de junho passado, em Santa Mônica. "Em média, um julgamento por assassinato leva um mês, mas aqui são 19 julgamentos por homicídio", disse o advogado de defesa, J.W. Carney. Especialistas legais estimam que o julgamento de Bulger deve começar no prazo de dois anos.
Bulger, que liderava o grupo chamado "Winter Hill", é acusado por crimes bárbaros, que incluíam arrancar os dentes ou os dedos das vítimas, para obstruir as investigações.