postado em 08/07/2011 08:24
2002
A adolescente Milly Dowler, de 13 anos, desaparece na cidade de Walton on Thames, no condado de Surrey. Seu corpo é encontrado em setembro.
2003
Rebekah Wade se torna editora do tabloide diário The Sun, ;irmão; do News of the World. No Parlamento, ela admite que o veículo paga a polícia por informações exclusivas.
2005
Em novembro, o tabloide Sunday publica uma história sobre a interceptação de mensagens da secretária eletrônica do celular do príncipe William. A polícia abre uma investigação.
2007
Clive Goodman, editor de assuntos reais do News of the World, é preso por quatro meses após ter escutado as mensagens deixadas pela porta-voz do príncipe Charles e por duas autoridades que trabalhavam para os príncipes William e Harry. O detetive particular Glenn Mulcaire, cúmplice de Clive, é condenado a seis meses de prisão. O editor Andy Coulson se demite e se torna diretor de comunicações do Partido Conservador, do atual premiê David Cameron.
2009
Rebekah Wade se torna executiva da companhia News International. Após casar-se com Charlie Brooks, passa a se chamar Rebekah Brooks. Em julho, o jornal The Guardian revela que repórteres do News of the World acessaram ilegalmente mensagens dos celulares de celebridades e de políticos, sob o consentimento da chefia.
2010
Em setembro, parlamentares pedem o início de uma nova investigação sobre a escuta ilegal. A pressão aumenta depois que o New York Times sugere que repórteres do News of the World praticavam o grampo rotineiramente.
2011
[SAIBAMAIS]Em janeiro, a polícia abre investigação sobre as alegações de escuta telefônica no tabloide. O News of the World demite o editor-sênior Ian Edmondson, após apuração interna. Andy Coulson se demite da chefia de comunicação do Partido Conservador. Em abril, dois repórteres são presos, sob suspeita de conspiração para interceptar mensagens telefônicas. Em julho, Levi Bellfied é acusado da morte de Milly Dowler. Um advogado da família revela que o celular da menina foi grampeado. A emissora britânica BBC denuncia a existência de e-mails que indicavam o pagamento feito à polícia por informações exclusivas, autorizado por Coulson.
Entre as possíveis vítimas do grampo, estão familiares dos mortos nos atentados de 2005 em Londres, e os pais de Madeleine McCann, a menina desaparecida em Portugal, em 2007. Cameron se diz ;revoltado; e ordena nova investigação.
O jornal Daily Telegraph divulga que o tabloide grampeou os telefones de parentes de soldados britânicos mortos no Iraque e no Afeganistão. Rupert Murdoch, dono da News Corp., anuncia o fechamento do tabloide News of the World.