Agência France-Presse
postado em 08/07/2011 21:53
WASHINGTON - Washington chamou para consultas o embaixador sírio após informações de que funcionários da embaixada Síria filmaram protestos contra o regime em Damasco nos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira o departamento de Estado.O embaixador Imad Mustafá foi chamado para uma reunião com altos funcionários do departamento de Estado na quarta-feira passada, "quando manifestamos uma série de preocupações pela ação de certos funcionários da embaixada síria nos Estados Unidos".
"Nós recebemos relatos de que a embaixada Síria sob a autoridade do embaixador Mustafá tem conduzido vigilância de vídeo e fotográfica de pessoas participando de demonstrações pacíficas nos Estados Unidos", disse.
Mustafá se encontrou com o secretário-assistente de Estado para Segurança Diplomática, Eric Boswell, na quarta-feira, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.
"O governo dos Estados Unidos analisa muito seriamente relatos sobre ações de qualquer governo estrangeiro com a intenção de intimidar cidadãos americanos, que exercem seus direitos constitucionais de expressão conforme prevê a constituição americana", disse.