Agência France-Presse
postado em 08/07/2011 21:53
CIUDAD JUAREZ - Um juiz do México determinou nesta sexta-feira (8/7) que não há elementos para condenar Ana Isela Martínez, uma professora detida em uma ponte na fronteira com os Estados Unidos com malas de maconha em seu automóvel, cuja prisão gerou campanhas de apoio popular."Não há elementos de prova para determinar sua culpabilidade", disse o juiz do Nono Distrito de Ciudad Juárez (norte) em audiência pública, depois que o procurador do caso desistiu da acusação. A professora será libertada após o cumprimento de alguns trâmites burocráticos.
"Miss Anna", como era conhecida popularmente Martínez, foi detida há 42 anos em uma das pontes que une Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México, afetada pelos cartéis do tráfico de droga, e El Paso (Estados Unidos), quando levava sua filha de seis anos para uma escola.
Apenas duas semanas antes de sua captura, a mulher de 35 anos tinha recebido o prêmio de professora do ano pela segunda vez consecutiva. Sua prisão tinha gerado uma campanha de solidariedade com pedidos feitos às autoridades por sua libertação. Nesta sexta-feira, cerca de 300 pessoas esperavam o veredicto do lado de fora do tribunal, depois de várias semanas de manifestações.
Esta semana o FBI apresentou um preso diante de um juiz de El Paso e gravações telefônicas nas quais duas pessoas admitiam que clandestinamente puseram cargas de droga em dezenas de automóveis de moradores de Ciudad Juárez, que cruzam frequentemente a fronteira.