Mundo

Trichet denuncia a negligência da UE em relação ao déficit público

Agência France-Presse
postado em 09/07/2011 11:20
AIX EN PROVENCE - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou que a União Europeia é culpada de "negligência culpável" por não ter imposto o cumplimento do Pacto de Estabilidade e Crsecimento, que limita o déficit público na Eurozona.

"Em termos de governança econômica se praticou uma negligência culpável. O Pacto de Estabilidade e Crescimento, na França, por exemplo, jamais foi considerado como totalmente indispensável", declarou o presidente do BCE em um debate organizado em Aix en Provence, sul da França.

"Quando se tem uma moeda única, mas não um orçamento federal, é preciso vigiar muito atentamente as políticas orçamentárias", afirmou, e, a esse respeito, acrescentou ter uma "sensação de pregar no deserto".

O Pacto de Estabilidade e Crescimento, que impõe aos Estados membros da zona euro um déficit público máximo de 3% de seu Produto Interno Bruto, é considerado "a ilustração de uma ortodoxia excessiva", criticou Trichet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação