Agência France-Presse
postado em 09/07/2011 18:12
Bogotá - Dois civis mortos e cerca de 70 feridos foi o saldo de um ataque de guerrilheiros das Farc neste sábado contra o município de Toribío (província de Cauca, sudoeste), informou à AFP o prefeito Carlos Banguero, que afirmou que a população foi atacada quando fazia compras."Foi um ataque brutal das Farc contra a população de Toribío. Parece que utilizaram um carro-bomba, carregado com 100 kg de explosivos, e o detonaram no centro do município quando todos estávamos fazendo compras", disse o prefeito.
"Há duas pessoas mortas e 70 feridas. Todos são civis", completou.
"Este é o terceiro ataque das Farc em 2011. Em janeiro e abril atacaram a área rural do município, mas a polícia e o exército os bloquearam", afirmou o prefeito.
O ataque em Toribío, com uma população de 26.000 habitantes, começou às 10h00 locais (12h00 de Brasília), e continuava em povoados próximos. Diante dos ataques, a força aérea mobilizou diversas unidades, indicaram fontes militares.
No povoado, várias casas ficaram quase totalmente destruídas. Muitos dos moradores de Toribío fugiram para cidades próximas, afirmou em declaração por telefone à AFP Clara Cerón, líder comunitária dessa localidade.
Na semana passada, as forças militares bombardearam um acampamento do chefe das Farc, Alfonso Cano, mas este tinha fugido pouco antes, segundo informou então o presidente Juan Manuel Santos.
str-nn/dg/tlb/lb