Agência France-Presse
postado em 09/07/2011 18:17
Buenos Aires - A presidente argentina, Cristina Kirchner, pediu neste sábado unidade nacional em um ato pelo Dia da Independência em Tucumán (noroeste), nas vésperas das eleições para a prefeitura de Buenos Aires, teste eleitoral antes das presidenciais de outubro."Precisamos de unidade nacional como pressuposto básico para seguir adiante", disse a presidente ao liderar os festejos pelo dia pátrio, cujo ato central foi realizado em Tucumán.
Seu discurso ocorre nas vésperas do pleito na cidade de Buenos Aires, onde os portenhos votarão no domingo para escolher o prefeito, em uma disputa na qual o direitista Mauricio Macri busca sua reeleição e tem como principal adversário nas urnas o senador Daniel Filmus, candidato da presidente.
"Temos que seguir pela segunda Independência, que é a construção de uma economia que permita ter autodeterminação e nas quais as decisões de um país sejam tomadas nesse país e em âmbitos onde homens e mulheres foram escolhidos em eleições livres e democráticas", disse.
A presidente referiu-se também às eleições internas gerais e obrigatórias que serão realizadas pela primeira vez em 14 de agosto, como preparação para as presidenciais de 23 de outubro.
"Pela primeira vez em sua história vão poder votar nos candidatos dos partidos políticos que mais gostarem, de agora em diante não são mais as burocracias políticas que decidem, e sim, os argentinos, em cada uma das eleições", disse Kirchner.
A presidente buscará renovar seu mandato em outubro em eleções onde todas as pesquisas prevêem uma vitória segura.