Mundo

Polícia e manifestantes islamitas se enfrentam em Bangladesh

Agência France-Presse
postado em 10/07/2011 10:25
DACCA - A polícia de Bangladesh dispersou neste domingo uma manifestação de islamitas que protestavam contra a retirada de uma referência a Alá no texto da Constituição, informou a polícia.

Dezenas de manifestantes e policiais ficaram feridos nos confrontos registrados em Fatullah e Kanchpur, duas cidades industriais na periferia de Dacca, onde balas de borracha e gás lacrimogêneo foram usados para conter a manifestação. Dezoito pessoas foram presas.

O principal partido de oposição, o Partido Nationalista de Bangladesh (BNP), e vários partidos islâmicos convocaram uma greve e uma manifestação para protestar contra a retirada da frase "com fé e confiança absoluta em Alá" da Constituição.

O governo modificou a Constituição em junho passado para rever o texto original de 1972 e restaurar o caráter laico da Carta Magna, emboraconservando o Islã como a religião do Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação