Agência France-Presse
postado em 10/07/2011 18:24
Buenos Aires - Os colégios eleitorais de Buenos Aires fecharam neste domingo às 18h00 (local e de Brasília), informou a comissão eleitoral da capital argentina.Pesquisas de boca de urna citadas por emissoras de TV apontam vantagem para o direitista Mauricio Macri (partido PRO, Proposta Republicana), que busca reeleição como prefeito.
No entanto, por não ter atingido 50% dos votos, afirmam que haverá segundo turno em 31 de julho com o senador peronista Daniel Filmus, candidato da presidente argentina, Cristina Kirchner.
"Houve grande apoio das pessoas. Fizemos uma boa eleição. Setenta e cinco por cento dos eleitores votaram (com um padrão de 2,5 milhões)", disse em coletiva de imprensa o chefe de gabinete da prefeitura, Horacio Rodríguez Larreta.
A primeira reação da Frente para a Vitória (FpV), o partido de Cristina Kirchner, foi afirmar que "Filmus fez uma boa eleição", segundo seu porta-voz, Luis Quevedo, em outra coletiva de imprensa.
Por razões legais, nenhum dos partidos divulgou as porcentagens das pesquisas de boca de urna.
"A tendência de intenção de voto em todo o país é que os partidos governistas locais triunfem, como o de Macri, e também o nacional, como Kirchner", disse à AFP o sociólogo Jorge Giacobbe, diretor de instituto de pesquisa homônimo e colaborador da Transparência Internacional.
As eleições presidenciais ocorrerão em 23 de outubro.