Agência France-Presse
postado em 12/07/2011 09:52
Islamabad - O governo paquistanês ameaçou nesta terça-feira (12/7) retirar parte das tropas mobilizadas perto da fronteira com o Afeganistão para lutar contra os talibãs aliados da Al-Qaeda, depois do anúncio dos Estados Unidos da suspensão de parte da ajuda a Islamabad."A próxima etapa é que o governo ou as Forças Armadas retirem soldados das zonas de fronteira do Afeganistão", declarou o ministro paquistanês da Defesa, Ahmed Mukhtar, ao canal Express 24/7.
O governo dos Estados Unidos decidiu congelar o pagamento de 800 milhões de dólares de ajuda militar ao Paquistão como represália após as recentes medidas paquistanesas que limitam a atividade militar americana no país.
As relações entre os dois países, aliados desde que o Paquistão se uniu no fim de 2001 à "guerra contra o terrorismo" dos Estados Unidos na região, foram muito abaladas após o ataque unilateral americano que matou Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, no dia 2 de maio na cidade de Abbottabad (norte do Paquistão).
Os US$ 800 milhões bloqueados representam mais de um terço dos dois bilhões de dólares que os Estados Unidos concedem anualmente em ajuda militar ao Paquistão.