Agência France-Presse
postado em 12/07/2011 11:42
Erbil - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, concluiu nesta terça-feira (12/7) uma visita de três dias ao Iraque com uma reunião com o presidente da região autônoma do Curdistão, Masud Barzani, favorável à manutenção das tropas americanas depois de 2011, constatou a AFP.Panetta chegou nesta hoje de manhã a Erbil, capital do Curdistão, depois de ter discutido na véspera com os dirigentes iraquianos sobre a manutenção de uma presença militar americana depois do final deste ano. Também advertiu que seus soldados reagiram aos reiterados ataques dos insurgentes xiitas ligados ao Irã.
Um comunicado do gabinete do chefe de governo divulgado na segunda-feira à noite ressalta que "as duas partes discutiram as formas de ajudar as forças de segurança iraquianas em matéria de formação e fornecimento de armas".
O primeiro-ministro Nuri al-Maliki destacou "a capacidade crescente das forças de segurança iraquianas de atingir qualquer alvo que represente um perigo para a segurança e a estabilidade do país".
"A decisão final sobre a manutenção da presença de determinadas forças americanas depois de 2011 depende de um consenso nacional e de um acordo das entidades políticas e do Parlamento", acrescentou o chefe de governo iraquiano.
Os partidos políticos darão a sua resposta final sobre uma eventual manutenção de um contingente militar americano no Iraque depois de 2011 dentro de duas semanas.