Mundo

Murdoch e filho convocados formalmente a comparecer ao Parlamento britânico

Agência France-Presse
postado em 14/07/2011 09:48
Londres - O magnata Rupert Murdoch e seu filho James foram convocados formalmente a comparecer na próxima terça-feira (19/7) a uma comissão do Parlamento britânico, depois que rejeitaram um convite inicial, que foi aceito pela diretora da News International Rebekah Brooks. "A Comissão de Cultura, Meios de Comunicação e Esportes decidiu esta manhã convocar Rupert Murdoch e James Murdoch a comparecer à comissão no Parlamento às 14h30 (10h30 de Brasília) de terça-feira 19 de julho de 2011", afirma um comunicado.

Rebekah Brooks, que também foi redatora-chefe da publicação extinta, "aceitou o convite de comparecer ante a Comissão na próxima semana", acrescenta o texto. "Rupert Murdoch disse que não pode comparecer para depor e James Murdoch afirmou que não pode comparecer na data indicada, mas se propôs a comparecer numa data alternativa, a primeira das quais seria 10 de agosto", afirma ainda.

Os membros da comissão consideram que tanto Rupert Murdoch, que dirige o império News Corp., e os dois principais diretores de sua filial britânica, a News International, deve comparecer ante a comissão para "explicar a conduta da News International e as prévias declarações feitas à comissão no parlamento que, agora se sabe, são falsas".

A polícia britânica também anunciou nesta quinta-feira (14/7) a detenção de um homem de 60 anos na investigação do escândalo de escutas telefônicas ilegais praticadas pelo agora extinto tabloide.

A News International teve que anunciar na semana passada o fechamento do News of the World depois do agravamento de escândalo das escutas ao ser revelado que funcionários do jornal interceptaram na última década as ligações de até 4.000 pessoas, não apenas políticos e famosos, como também de uma menor assassinada e de familiares de vítimas de atentados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação