Agência France-Presse
postado em 14/07/2011 15:47
México - Os cartéis da droga mexicanos estão recrutando crianças utilizadas como ;halcones;, falcões (no caso, vigias) a quem pagam 1.500 pesos semanais (120 dólares), denunciou o bispo de Saltillo e prêmio Rafto de direitos humanos na Noruega, Raúl Vera, na edição desta quinta-feira do diário La Jornada."Há muitos pequenos parados nas esquinas, com 12 anos e até menos, e que estão servindo de informantes" a esses poderosos da droga, disse Vera na entrevista. São "centenas de meninos e meninas com um futuro incerto, recrutados por esses bandos", acrescentou.
O bispo de Saltillo (norte), a capital do estado de Coahuila, também destacou o aumento do número de homicídios na região, com 300 casos nestes primeiros meses de 2011 e 185 denúncias de desaparecidos nos últimos anos.
Coahuila é um dos seis estados mexicanos na fronteira com os Estados Unidos, concentrando-se, aí, a maioria dos mais de 41.000 assassinatos vinculados ao narcotráfico que ocorreram no México desde o lançamento de uma ofensiva militar antidroga no final de 2006.