Mundo

Série de explosões atinge a capital da Líbia

Agência France-Presse
postado em 16/07/2011 21:37
Trípole - Uma série de potentes explosões sacudiu a capital líbia, Trípoli, na noite de sábado para domingo (local), em mais uma séria de ataques ao centro do regime do líder Muammar Kadhafi, informou um jornalista da AFP.

Ao menos 13 explosões puderam ser ouvidas antes e um pouco depois das 20h00 (de Brasília), segundo o jornalista, que não pôde determinar os alvos exatos.

Segundo a televisão estatal Al Jamahiriya, "o agressor colonialista cruzado" (a OTAN) realizou ataques aéreos contra moradias civis e militares do bairro de Ain Zara, na parte oriental de Trípoli, e em Tajura, no grande cinturão oriental da capital líbia.

A televisão, que cita uma fonte militar, afirmou a existência de vítimas, mas sem precisar números.

A Aliança Atlântica, que dirige as operações militares por comando da ONU desde o dia 31 de março, tenta tirar do poder o coronel Kadhafi, mas os ataques aéreos até agora não apresentaram resultados efetivos.

Em um discurso retransmitido neste sábado a milhares de líbios reunidos en Zawiyah, 50 km a oeste de Trípoli, o líder líbio voltou a desafiar a OTAN e jurou que "jamais" abandonará a terra de seus "antepassados" e se defenderá "até a última gota de seu sangue".

"Não abandonarei a terra de meus antepassados, nem ao povo que tem se sacrificado por mim", disse.

O líder líbio enfrenta há cinco meses uma rebelião armada sem precedentes desde sua ascensão ao poder, em primeiro de setembro de 1969.

O conflito já gerou milhares de mortos e provocou o êxodo de centenas de milhares de pessoas, segundo as agências da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação