Mundo

Rússia se nega a reconhecer insurgentes como autoridade legítima na Líbia

Agência France-Presse
postado em 18/07/2011 09:16
A Rússia se nega a reconhecer o rebelde Conselho Nacional de Transição (CNT) como autoridade legítima da Líbia, ainda que aceite considerá-lo como parte para negociações formais, disse nesta segunda-feira (18/7) o chanceler russo Serguei Lavrov.

O CNT, que luta pela saída do poder do coronel Muamar Kadhafi, obteve na semana passada o reconhecimtno das potências ocidentais e regionais mas, segundo Lavrov, esta atitude equivale a "tomar partido" por um dos lados combatentes na guerra civil. "Não partilhamos da posição de se reconhecer o CNT como único representante do povo líbio", declarou Lavrov em uma coletiva de imprensa.

Os Estados Unidos reconheceram o CNT como a "autoridade governamental legítima" da Líbia, ideia também defendida pelos membros do Grupo de Contato da Líbia, que se reuniram na última semana em Istambul. "Mantemos contatos com Trípoli (a capital, controlada pelas forças de Kadhafi) e com Bengasi ("capital" dos rebeldes) para que demonstrem uma posição construtiva e negociem", disse o ministro russo, que classificou o CNT como "uma das partes na negociação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação