Agência France-Presse
postado em 18/07/2011 09:22
Cabul - Os talibãs reivindicaram nesta segunda-feira (18/7) a morte de Jan Mohammad Khan, influente conselheiro do presidente afegão Hamid Karzai, assassinado na noite de domingo por homens armados que invadiram sua casa.A polícia matou os dois atacantes, que também mataram um deputado que se encontrava na casa de Khan, anunciou nesta segunda-feira um comunicado do Ministério do Interior. "Khan muito próximo a Karzai", declarou uma fonte do ministério do Interior. "Era tão importante (para ele) quanto Ahmed Wali Karzai", meio-irmão do chefe de Estado e homem forte da região de Kandahar (sul), assassinado no dia 12 de julho. Esse alto funcionário não forneceu detalhes sobre as circunstâncias do assassinato de Khan.
[SAIBAMAIS]O porta-voz do Ministério afegão do Interior, Siddiq Siddiqi, simplesmente confirmou que pelo menos dois agressores armados tinham atacado a casa de Khan. No local, nenhum tiro foi ouvido, constatou um fotógrafo da AFP, que não estava muito distante da casa da vítima.
Jan Mohammad Khan, membro da etnia pashtun, pertencia, assim como o presidente Karzai, à poderosa tribo dos Popalzai. Este foi o segundo assassinato de homens próximos a Karzai em menos de uma semana. Seu meio-irmão Ahmed Wali Karzai foi morto a tiros no dia 12 de julho em sua casa em Kandahar.