Agência France-Presse
postado em 20/07/2011 19:13
WASHINGTON - A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, lançou nesta quarta-feira uma nova etapa em sua luta contra a obesidade infantil nos Estados Unidos ao obter o compromisso de vários distribuidores do país, entre eles o gigante Wal-Mart, de abrir lojas em regiões mal-abastecidas, como algumas zonas rurais.A primeira dama dos Estados Unidos anunciou o compromisso do Wal-Mart, SuperValu e Walgreens, assim como de distribuidores regionais, de abrir ou outorgar mais espaços a "produtos frescos a preços razoáveis". Michelle Obama, que em 2010 lançou sua campanha "Let;s move" contra a obesidade infantil, afirmou que "os compromissos assumidos hoje podem mudar a vida das crianças e dos habitantes de todo o país".
A obesidade infantil afeta a 32% das crianças americanas. "Podemos dar todos os conselhos possíveis para uma boa alimentação, mas se os pais não têm acesso aos produtos saudáveis, não serve de nada", disse.
O Wal-Mart se comprometeu a abrir entre 275 e 300 supermercados nas regiões rurais ou cidades mal-equipadas. Já a Walgreens oferecerá produtos frescos a 1.000 das cerca de 8.000 tendas que têm o território americano.
O distribuidor SuperValu abrirá nos próximos cinco anos 250 lojas nas zonas desfavorecidas, enquanto que outras cadeias locais farão o mesmo na Califórnia (oeste), Alabama (sul) o Tennessee (sul).
A primeira dama recordou que o governo destinou este ano 35 milhões de dólares para incentivar este tipo de esforços e o projeto orçamentário de 2012 considera investir 330 milhões de dólares.